Serviços
AUDITORIA EM CONDOMÍNIOS
1.1 Auditoria em condomínios comerciais, residenciais, flats e shoppings
A Auditoria em condomínio elaborado pela Conaudi é realizada por profissionais com grande experiência em condomínio. Este serviço foi desenvolvido numa linha específica de Auditoria especializada nas revisões de prestação de contas condominiais. Estas revisões podem ser realizadas de forma preventiva e permite aos condôminos a avaliação da eficiência e eficácia da gestão administrativa dos condomínios, proporcionando maior transparência e segurança no condomínio.
Os serviços de Auditoria em condomínios têm como escopo principal:
– Revisão dos procedimentos contábil, fiscal, trabalhistas, administrativos e dos controles internos, com as recomendações da Auditoria para a eliminação de possíveis falhas e regularização de inobservâncias das exigências trabalhistas, tributárias e de controles internos;
– Verificação do fluxo de caixa e conferência da movimentação financeira das disponibilidades dos saldos bancários;
– Conferência da previsão das receitas, incluindo as decorrentes de aplicações financeiras, alugueis, entre outros. Análise dos saldos de inadimplentes do Condomínio;
– Auditoria detalhada dos gastos ordinários e extraordinários, verificação da documentação comprobatória e aprovações das Assembléias;
– Revisão dos encargos previdenciários (INSS) sobre serviços prestados por autônomos e terceiros;
– Revisão dos aspectos tributários com referência às retenções e recolhimentos de PIS, COFINS e CSLL quando aplicável;
– Auditoria da folha de pagamento e seus reflexos previdenciários, revisão dos pagamentos dos salários e demais benefícios, férias, rescisões trabalhistas, etc.;
– Flats: revisão das ocupações dos apartamentos e conferência das receitas e prestação de contas aos poolistas;
– Shoppings: revisão dos contratos de aluguel das lojas e demais espaços, conferência dos rateios dos gastos ordinários, verbas de publicidade, etc.
AUDITORIA EMPRESARIAL
2.1 Auditoria de Demonstrações Contábeis
Tem como objetivo a expressão de opinião profissional independente com emissão de parecer sobre a adequação das demonstrações financeiras e os procedimentos adotados, de acordo com as práticas Contábeis brasileiras, emanadas pelos Princípios Fundamentais Brasileiro de Contabilidade e Normas Internacionais de Auditoria.
É destinada para as Empresas que necessitam apresentar as Demonstrações Contábeis e Parecer de Auditoria Independente, para fins de Prestação de Contas para as entidades financeiras, fornecedores, sócios, clientes, etc,
2.2 Inventário Físico do Estoques de mercadorias e Ativo Imobilizado
Apuramos “in loco” as quantidades, características, avaliação do estado aparente e localização de itens de estoques e/ou bens do ativo fixo, para fins de adequação de registros contábeis e fiscais.
Serviços de emplaquetamento dos bens do ativo fixo. Implementação e aprimoramento de controles internos e sistemas, entre outros.
Avaliação de cada um dos bens identificados, junto aos seus fabricantes ou representantes, para obtenção do preço e controle de reposição quando necessário.
Organização, planejamento e controle Contábil de bens com a apresentação do Relatório, contendo todas as informações e resultados obtidos.
2.3 Auditoria de Inspeção de Ordem
A Auditoria de inspeção de ordem tem como objetivo a busca de melhoria constante para o atendimento ao mercado, que requer um ambiente agradável às compras, visando o conforto, segurança e a alavancagem das vendas de seus produtos. Este trabalho vem sendo desenvolvido em grandes corporações que tem como investidores o segmento de lojas de departamento, home center, Flats, hotéis e Empresas em geral.
A Auditoria de inspeção de Ordem abrange o seguinte escopo: condições e manutenção das instalações, limpeza, organização e disposição dos produtos, prazo de validade, preço nos produtos, temperatura da loja, comunicação visual e avaliação da música ambiente entre outros.
Os trabalhos de Auditoria de inspeção de ordem são realizados in loco por meio de fotografias e gráficos que demonstram as ocorrências registradas na Auditoria.
2.4 Auditoria de Folha de Pagamento
A Auditoria da folha de pagamento tem como principal objetivo a segurança e o controle das ações administrativas adequadas ao departamento de pessoal.
Os serviços de Auditoria de folha de pagamento compreendem a avaliação da confiabilidade dos procedimentos envolvidos das atividades do Departamento de Pessoal, incluindo as provisões contábeis, apuração de encargos, os pagamentos efetuados, análise dos dados cadastrais, verificação das informações geradas para a realização dos pagamentos, dos benefícios e vantagens concedidas aos empregados da organização.
2.5 Auditoria Trabalhista e Previdenciária
Revisão das rotinas que envolvem a retenção, recolhimento de encargos sociais, obrigações acessórias atentando para os prazos, percentuais aplicados alteração da legislação trabalhista e previdenciária.
2.6 Auditoria de Gestão
Identificar a ocorrência e registro de custos com apropriação e/ou alocação indevida dos mesmos, propor a adoção de medidas corretivas e preventivas para evitar ocorrências de falhas futuras;
Analisar e avaliar os sistemas de custos já existentes para propor medidas corretivas, visando à melhoria da eficiência e eficácia. Assessorar na implantação de sistemas que sejam apropriados à gestão e as condições operacionais;
Avaliação dos controles internos, abrangendo a gestão de riscos e a gestão operacional e financeira, com o objetivo de redução de custos e o atendimento à legislação e às políticas corporativas.
Assessorar os gestores na melhoria dos controles internos de custos com a finalidade de eliminar perdas ou reduzir riscos fiscais;
2.7 Auditoria especial de apoio na transação entre empresas(Due Diligence)
Serviços prévios de avaliação Contábil, no processo de negociação, aquisição ou venda da Empresa. Aplicação de procedimentos que visa identificar nas áreas financeira, tributária e trabalhista possíveis problemas que possam alterar de forma relevante a posição Contábil e o valor de mercado da Empresa, objeto da negociação.
Emissão de Laudo e Avaliação Contábil
Emissão de Laudo Técnico com o objetivo de atestar sobre a totalidade e exatidão dos bens, direitos e obrigações que compõem o patrimônio Líquido Contábil de determinada Empresa, objeto de cisão, incorporação ou fusão de acordo com a determinação da lei das Sociedades Anônimas.
ASSESSORIA
3. Assessoria na Aquisição de Franquia
Assessoria comercial, administrativa e financeira de toda negociação que envolve Shopping, Franquia e terceiros, visitas, propostas comerciais e negociações.
Auxiliar o investidor na escolha da Franquia, análise da projeção de gastos, acompanhamento na aquisição e montagem da loja junto aos fornecedores e o franqueador. Assessoria nos contratos de locação, LUC.
Análise dos documentos obrigatórios fornecidos pelo franqueado, certidões negativas de cartório e órgãos Federais e outros que evidencie estabilidade financeira e continuidade do negócio.
CONSULTORIA CONDOMINAL
Objetivo da Consultoria Financeira e Patrimonial do Condomínio:
Identificar e analisar a eficiência e eficácia dos controles gerenciais existentes e desenvolvimento e implantação de outros que se façam necessários. Reconhecer os pontos falhos da administração condominial e possível perdas de recursos;
Focar na solução para a eliminação de desperdícios de bens e recursos, revertendo-os para investimentos do bem comum das entidades condominiais e ainda, adequar as cotas condominiais, às quais, são a principal receita da entidade, visando a redução da inadimplência.
Formulação de Plano de Contas Contábeis que atenda às reais necessidades do Condomínio;
Criação de uma Cartilha de procedimento de controles e processos internos para as atuais gestões e futuras.
CONSULTORIA
4. Consultoria Contábil, Tributária e Societária
Revisão e adequação do sistema de Contabilidade ao segmento de negócio, considerando a legislação contábil, fiscal e societária. Disponibilizando aos gestores, importante ferramenta de geração de informações financeiras e de controle interno das operações.
Revisão das rotinas de controle das atividades de Departamento de Pessoal e Recursos Humanos, processo de contratação, administração da folha de pagamento (provisões Contábeis, apuração e recolhimento de encargos sociais), rescisões contratuais, concessão de benefícios, segurança e medicina do trabalho entre outros exigidos pelas legislações. Revisão dos custos e despesas.
4.1 Análise de Balanço
Realização de análise de balanço e interpretação de indicadores de desempenho econômico-financeiro utilizados atualmente no mercado, tais como, liquidez, estrutura de capital e rentabilidade (ROA, ROI, EBITDA e EVA), análises vertical, horizontal e setorial além de outras técnicas.
4.2 Planejamento Tributário
Realização do Planejamento Tributário, de acordo com o ordenamento jurídico visando à economia (diminuição) legal da quantidade de dinheiro a ser pago ao governo.
Trabalhos direcionados nos processos de reorganizações societárias, recuperação de impostos, revisão de obrigações acessórias, revisão de declarações de rendimentos, alterações de capital, entre outros.
4.3 Controles Gerenciais
Identificação e analises da eficiência e eficácia dos controles gerenciais existentes, e desenvolvimento e implantação de outros que se façam necessários, considerando as necessidades dos usuários, para um completo gerenciamento de cada uma das atividades-chave que determinam a saúde da Empresa.
4.4 Consultoria de revisão preliminar da Auditoria
Serviços prestados na preparação das informações Contábeis e gerenciais que serão disponibilizados quando solicitados para ser examinadas pela Empresa de Auditoria. Este serviço tem como objetivo auxiliar as Empresas que não tem uma Auditoria interna ou que precisam corrigir as eventuais deficiências de controles Contábeis.
Implantação ou revisão de melhoria do fluxo de caixa para controle das projeções financeiras das operações da Empresa em período determinado.